A empresa de transporte por aplicativo Uber anunciou, nesta quinta-feira (24), uma ferramenta para que as motoristas mulheres possam fazer suas corridas apenas com ageiras do mesmo sexo. Trata-se da U-Elas, que permite a solicitação de atendimento somente para pessoas do sexo feminino.
A nova ferramenta U-Elas terá seu início a partir de 2020, e será testada em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). E, caso seja uma alternativa com sucesso, a empresa tem a vontade de que o mesmo ório possa fazer com que ageiras também tenham a opção de escolher apenas motoristas mulheres.
Atualmente, 6% dos motoristas prestadores de serviço para a Uber são mulheres. O objetivo da empresa é atrair um número maior de condutoras ao aplicativo.

Esta é uma medida da empresa que faz parte de um projeto chamado “Elas na Direção”, dedicado às mulheres. A Uber concede descontos para a motorista que tenha vontade de trabalhar com o aplicativo, mas que não possua carro próprio.
A ideia de atrair mulheres, tanto motoristas e ageiras, não é tão novidade no mundo digital. O LadyDriver, por exemplo, é um aplicativo dedicado somente para o público feminino desde 2018. Ela foi criada a partir de um caso de assédio durante uma corrida de táxi sofrido por uma mulher que, futuramente, se tornaria a fundadora da empresa.

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, ou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.