A cidade de Santa Luzia, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, confirmou a primeira morte por coronavírus (COVID-19), na noite de segunda-feira (11). A vítima se trata de uma senhora de 89 anos, que estava internada no hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira.
Segundo a prefeitura de Santa Luzia, a vítima apresentava comorbidades, que são ocorrências de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo.
A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito no dia 4 de maio, sendo transferida em seguida para o hospital Eduardo de Menezes, referência no tratamento do coronavírus, visto que apresentava suspeitas da doença.

Já no dia 8 de maio, a mulher recebeu a confirmação do diagnóstico de coronavírus. Dois dias depois, em 10 de maio, ela veio a falecer na capital mineira.
Até o Informe Epidemiológico divulgado ontem (11), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não havia incluído este óbito na lista. Provavelmente este já será incluído no Boletim desta terça-feira.
Apelo
No post confirmando o óbito em Santa Luzia, postado nas redes sociais do município, foi feito um apelo para que a população adote os cuidados de prevenção.
“Diante do fato a prefeitura pede a toda população que redobre as medidas de cuidados e prevenção no combate à proliferação do novo Coronavírus. O uso de máscara é necessário e obrigatório, assim como hábitos de higiene e o isolamento social para evitar a propagação da doença. Com essas medidas venceremos juntos essa batalha e não será necessária a adoção de novas e rígidas restrições”, dizia a publicação.
Veja também: Minas Gerais chega a 121 mortes e 100 casos suspeitos de coronavírus

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, ou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.