
A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Itabirito da última segunda-feira (1), foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei número 42/2024, de autoria do vereador Fabinho Fonseca (Avante), que tem como principal objetivo a instituição da Política Municipal de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte em Itabirito. O principal objetivo do projeto é criar condições para o o igualitário das mulheres às práticas esportivas no município além de ampliar a presença feminina nos cargos de liderança do meio esportivo.
Leia também: Projeto “Trilha Empreendedora” é lançado em Itabirito
Leia também: Prefeitura de Itabirito inaugura pista de Pump Track na cidade

A Proposta
De acordo com as informações readas pela Comunicação da Câmara Municipal de Itabirito, a política proposta será implementada por meio de ações e programas com foco na promoção da igualdade de gênero no esporte e o incentivo à participação feminina em todas as modalidades esportivas, além do desenvolvimento das lideranças esportivas dentro da organização.
Dentre as medidas, estão previstas campanhas de conscientização e sensibilzação sobre a importância da participação feminina no esporte, ações de capacitação e formação para mulheres interessados em cargos técnicos, de arbitragem, gestão esportiva, entre outros.
Serão estabelecidas parcerias com instituições esportivas, escolas e entidades locais com o objetivo de garantir o o igualitário das mulheres às instalações esportivas com o objetivo de oferecer treinamentos e competições
Estudo indica as barreiras que as mulheres enfrentam à frente do esporte
De acordo com o estudo divulgado pela Ciência da Bola que ressalta as dificuldades enfrentada pelas mulheres em cargos de liderança à frente das equipes, seja como treinadoras, coordenadoras, preparadoras e auxiliares técnicas. De acordo com o levantamento realizado em 2013, os números de mulheres no esporte ainda estão muito abaixo, se comparado aos homens. Em 259 federações esportivas, de 22 modalidades no Brasil, apenas 7% dos técnicos são mulheres. Além desse número preocupante, 71,4% das federações pesquisadas não possuem mulheres registradas em cargos de liderança.
Clique no link e confira o estudo de Heidi Jancer Ferreira sobre o “Percurso das Mulheres como Técnicas Esportivas no Brasil.”
Projeto encaminhado
Com a aprovação em Redação Final, o Projeto de Lei foi encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo de Itabirito.

Graduado em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Colunista de Cidades do Portal Mais Minas, com agens por Fora das 4 Linhas e Vai que Tô Te Vendo.