O Cruzeiro é uma das principais equipes do futebol brasileiro e isso se evidencia ainda mais quando o assunto é o Brasileirão de pontos corridos, sistema que ou a ser adotado em 2003 e segue nesse molde até os dias atuais.
A equipe celeste tem três títulos nacionais nesse formato e, em 16 edições já realizadas, foi a única equipe fora do eixo Rio-SP a levantar o troféu, e fez isso nada menos que três vezes.
Sendo, juntamente com Flamengo, Santos e São Paulo, uma das cinco equipes que nunca disputou a segunda divisão do campeonato nacional, o Cruzeiro divide com mais quatro equipes o posto de equipe com mais jogos pela Série A do Brasileirão, 628, sendo 286 vitórias, só perdendo para o São Paulo, com 292. O bom número de triunfos confere ao Cruzeiro também o segundo maior aproveitamento de pontos nos pontos corridos, 52,8%, atrás somente do Tricolor Paulista, mais uma vez, que tem 55,2%.

Quando o assunto são pontos ganhos, mais uma vez o Cruzeiro se destaca. Foram 994 ganhos no total, sendo, mais uma vez, a segunda colocada no quesito, com o São Paulo liderando com 46 unidades a frente. Já se tratando de gols, não tem para ninguém. Recordista em número de gols num só campeonato, com os 102 de 2003, o Cruzeiro lidera o ranking com 951 bolas na rede, três a mais que os 948 do Santos e doze a mais que o terceiro, São Paulo. A discrepância é tão grande que o quarto colocado na lista, Atlético-MG, tem “apenas” 858 gols marcados.

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, ou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.