
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (25 de maio), uma nova ação de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada na Praça do Centenário, a partir das 8h, com atendimento aberto à população a partir dos seis meses de idade, enquanto houver estoque disponível da vacina.
A mobilização ocorre em meio ao cenário de alerta provocado pelo avanço de doenças respiratórias no estado. Segundo a Secretaria, a medida tem o objetivo de evitar casos graves de gripe, que podem resultar em internações hospitalares e aumento da demanda sobre os serviços públicos de saúde.
Estratégias ampliadas e decreto de emergência em vigor
A ação deste sábado integra um conjunto de estratégias da Prefeitura para intensificar os índices de cobertura vacinal no município. Por meio do Vacimóvel, profissionais de saúde já aplicaram a vacina em localidades como Bonsucesso e no distrito de Acuruí. Também foram realizadas aplicações dentro do Hospital São Vicente de Paulo, além de unidades de trabalho da Brigada Municipal e da Guarda Civil Municipal.

Nesta semana, a Prefeitura publicou um decreto de emergência em saúde pública, motivado pelo aumento expressivo de doenças virais respiratórias no município. O decreto viabiliza a aquisição emergencial de insumos, a contratação de profissionais e a ampliação de medidas imediatas para reforçar o atendimento nas unidades básicas e hospitalares da rede pública.
UBS terão horários estendidos nos próximos dias
Entre as medidas previstas está a extensão dos horários de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde, com mais profissionais disponíveis e aumento da oferta de vacinação. As ações também incluem a reorganização de fluxos e a adoção de protocolos emergenciais para o atendimento de pacientes com sintomas gripais.
A secretária municipal de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino, reforçou a importância da vacinação neste momento. “Minas Gerais ainda está em situação crítica devido ao agravamento das doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. A vacina contra a gripe continua sendo a maneira mais eficaz de amenizar e até evitar estas doenças. A Prefeitura está adotando todas as medidas para garantir atendimento de qualidade nas unidades públicas de saúde e a colaboração da população neste momento é fundamental. A vacina protege e evita o congestionamento dos serviços de saúde”, afirmou.

Material institucional editado e revisado pela redação do portal Mais Minas. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos. [email protected]